segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A cultura do povo Judeu

A cultura do povo Judeu
Autor e Co-autor(es)
RECIFE - PE ESCOLA MUNICIPAL MUNDO ESPERANCA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
História
Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Identificar como era a vida do povo Judeu.
§  observar a sua cultura na época da guerra e na atualidade.
§  investigar algumas reportagens referentes aos Judeus.
Duração das atividades
duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deveram saber que cada povo tem a sua cultura, sendo por eles necessário saber a definição de cultura.
Estratégias e recursos da aula
Primeiramente o professor trabalhará com os alunos o conceito de cultura. Em que pedirá para eles trazerem de casa este conceito. Os judeus serão o enfoque desta aula. A professora abordará em sala de aula o foi o Holocausto e como ele aconteceu. Aspectos relacionados ao preconceito são bem enfatizado nesta aula. Após a explicação, a professora pedirá para que os alunos observem no filme, que será passado por ela, como viviam os Judeus naquela época, quais eram os seus costumes que mesmo em tempos difíceis eles não deixavam de praticar. Após a explicação da professora, ela pedi que os alunos tomem nota de tudo que por ela foi explicado, em que os alunos foram divididos em grupos para a elaboração deste pequeno relatório. Terminado de ser conhecido por eles alguns conceitos e aspectos relativo a vida do povo Judeu, a professora pedi a eles que ao assistirem o filme eles tomem nota de algumas coisas como: Em que cenas do filme aparecem alguns conceitos por eles estudados; Qual  o tipo de alimentação dos Judeus conforme observado no filme; qual o principal motivo da perseguição para com os Judeus etc.
Através desse link entre o que foi trabalhado em sala e o que os alunos irão assistir no filme, o professor alcançará o seu objetivo proposto pois na medida em que estarão assistindo já terão uma apropriação dos vários conceitos trazidos no filme assim como também do modo de vida deste povo. Após terem assistido ao filme " A vida é Bela" os alunos irão interagir em grupos fazendo agora um segundo roteiro, com as informações por eles aprendidas e estudadas em sala de aula. Após a elaboração de um segundo roteiro a professora pedirá para eles, que observem em seus dois roteiros tudo o que por eles foi acrescido, após terem assistido ao filme, fazendo entre eles a troca, onde um lerá o que o outro escreveu identificando o que foi acrescido ao roteiro.
Após o aprendizado desses novos conhecimentos os alunos aprenderão a importância de se respeitar as diferentes culturas dos diferentes povos em todo o mundo. Sabendo que cada povo tem a sua identidade.
Recursos Complementares
Os recursos utilizados para esta aula foram constituídos do vídeo do filme " A vida é bela"
Avaliação
§  Os alunos serão avaliados de acordo com os roteiro elaborados por eles, onde a professora analisará se os alunos compreenderam  como se dava a vida do povo Judeu, observando aspectos de sua vida na época da guerra e na atualidade.